CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Introdução

Esse código de ética e conduta tem como objetivo estabelecer princípios e normas que devem orientar as relações internas e externas de todos os integrantes da organização, independentemente das suas atribuições e responsabilidades.

Política Integrada

Qualidade, diretrizes, ESG, Safety.

Políticas de Ética

Com atuação nacional e internacional no segmento de logística de transportes em eventos, transporte executivo, rent a car, fretamento de aeronaves e turismo a CEP Transportes tem o compromisso de desenvolver suas atividades de modo sustentável por meio dos seguintes princípios:

– Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes através da prestação de serviço. Atendendo a requisitos em qualidade e segurança;

– Atender aos requisitos legais, aplicáveis aos serviços e atividades relacionados à segurança, saúde e meio ambiente;

– Executar soluções inteligentes, gerando resultados para os nossos clientes e acionistas;

– Preservar a ética e a transparência nas relações com clientes, funcionários e fornecedores;

– Estabelecer meios que permitam a melhoria continua dos processos de trabalho, buscando a eficiência no uso dos recursos operacionais, humanos e tecnológicos;

– Promover um ambiente seguro e saudável, gerando a integridade dos colaboradores e patrimônio;

– Garantir a satisfação dos nossos clientes, gerando valores e orgulho aos nossos colaboradores.

CEP Transportes

Regime de trabalho

A CEP Transportes se assegura em três formas de regime de trabalho.

Para colaboradores administrativos e operacionais, trabalhamos com a carga horaria de 44 horas semanais, sendo de segunda-feira a sexta-feira, utilizando a modalidade de banco de horas para compensação de ausências e horas extras.

Os motoristas, tem como carga horaria semanal 40 horas, atuando de segunda-feira a sábado, com um dia de folga na semana, sendo ele o dia de rodizio do veículo, folgando também aos domingos. É permitido 2 horas extraordinárias por dia. Os colaboradores, tem direto a um final de semana casado (sábado e domingo completo) por mês de folga.

O nosso setor de plantão 24 horas, atua na modalidade 12×36, sendo no período diurno e noturno.

CEP Transportes

Política trabalhistas e direitos humanos

Em nossa rede, as relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pelo respeito, ética, integridade, lealdade e confiança. Todos devem trabalhar com profissionalismo, gerando resultados e valores internos e externos.

Conduta profissional da empresa

– Respeitar os direitos humanos básicos de seus colaboradores;

– Assumimos o compromisso de não contratar pessoas com menos de 16 anos. Salvo na condição de aprendiz permitido em legislação;

– Não aceitamos qualquer discriminação seja de raça, cor, credo, orientação sexual ou estatuto matrimonial ou maternidade contra os seus colaboradores, tratando todos com igualdade;

– Garantimos segurança e saúde no trabalho;

– O convívio diário e saudável no ambiente de trabalho pode ocasionar vínculos afetivos entre colaboradores.

É dever do colaborador comunicar ao gestor imediato e ao Recursos Humanos a existência de relacionamentos com fornecedores, prestadores de serviços, clientes, concorrentes ou funcionários da organização;
A demonstração de afeto de natureza mais íntima entre os trabalhadores no ambiente de trabalho, como beijos e carícias, não são permitidas. Havendo o desrespeito reiterado dessas regras, os funcionários envolvidos poderão sofrer advertências, suspensões e até mesmo demissão.

CEP Transportes

Política de Saúde e Segurança do Trabalho

A CEP Transportes está determinada a continuamente, promover a saúde e segurança do trabalho em suas instalações e unidades, com foco prioritário na prevenção e participação de todos.

Abrange a todos os colaboradores da empresa em todos os níveis e prestadores de serviços, além dos visitantes, fornecedores, clientes, desde que sob responsabilidade direta ou indireta da empresa.

Asseguramos o alinhamento com a missão, visão e valores da organização e políticas existentes.

Proporcionamos treinamento e capacitação relacionados à saúde e segurança do trabalho a todos colaboradores, existência de um processo estruturado de Gestão de Saúde e Segurança.

Estabelecemos objetivos e metas visando à prevenção e redução dos incidentes, acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Certificamos a gestão dos riscos relacionados à saúde e segurança do trabalho por meio de sua identificação, avaliação e controle.

Atendemos a todos os requisitos legais aplicáveis ao negócio quanto à saúde e segurança do trabalho, anualmente renovamos o PCMO e PGR.

Antecedendo a admissão, todos os colaboradores realizam o ASO, visando avaliar suas aptidões físicas e mentais, e verificar se o mesmo está apto para a função desejada.

Para trabalhadores expostos ou não a riscos e/ou situações de trabalho que há possibilidades de desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos conforme a legislação em vigor, obedecendo à periodicidade, conforme abaixo:

– Com riscos ou possibilidades de riscos:

A cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho;

– Demais trabalhadores:

Anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;
A cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

Os líderes têm a responsabilidade de monitorar constantemente, o ambiente de trabalho para identificar riscos e tomar ações preventivas e propor melhorias, assumir a condução da implementação, manutenção e melhoria contínua da política, acompanhar pessoalmente as práticas de trabalho e não tolerar desvios. Ao final de cada mês, o departamento de Recursos Humanos coleta as informações com os responsáveis e juntos desenham planos de ações com melhorias e prevenções, tendo como regra, o preenchimento e assinatura do relatório.

Bem como os colaboradores, tem a responsabilidade de monitorar, constantemente, o ambiente de trabalho para identificar riscos e tomar ações preventivas e propor melhorias, pensar e agir para prevenir incidentes e acidentes do trabalho, reportar imediatamente desvios, incidentes e acidentes.

A estrutura da CEP conta com:

– Corrimão;

– Faixa antiderrapante nas escadas;

– Placas sinalizadoras;

– Luz de emergência;

– Cadeiras ergonômicas;

– Apoios para os punhos;

– Apoio para os pés;

– Suporte para notebook regulável;

– EPIs para limpeza;

– Extintores;

CEP Transportes

Relação com fornecedores

A contratação e relacionamento com os fornecedores ou prestadores de serviço devem ser baseados em critérios técnicos, transparentes e respaldados na estrutura de atendimento, visando garantir aos clientes internos e externos a melhor relação de suporte e atendimento, gerando valor em nossa relação.

A CEP Transportes busca parceiros com a mesma visão e engajamento, com metodologia única, pautada na não descriminação.

Não são aceitas práticas tais como: suborno, tráfico de influência ou favorecimento de qualquer espécie na seleção e contratação de seus fornecedores, nem o recebimento de comissões, presentes ou qualquer vantagem de caráter pessoal.

Mantemos um padrão de documentação, permitindo que após a sua homologação a sua empresa estará disponível em nossa plataforma.

Garantir que os fornecedores realizem seus negócios em conformidade com todas as leis, códigos e regulamentos aplicáveis nos órgãos nos quais eles atuam.

CEP Transportes

Segurança da informação

Todos os colaboradores da CEP Transportes têm como dever ético e legal de proteger as informações confidenciais que estejam sob sua responsabilidade.

Todos devem manter confidencialidade sobre qualquer informação sigilosa ou estratégica da empresa. Somente funcionários com cargo de confiança, devidamente autorizados podem fornecer informações relevantes, não sendo admitido em qualquer circunstância a utilização ou divulgação de qualquer assunto confidencial da empresa em benefício de si próprio ou terceiros.

Para garantia digital de proteção a dados usamos equipamentos e servidores profissionais e homologados como Microsoft, Sophos e Mandic, garantindo a segurança digital dos dados.

Todos os equipamentos físicos estão licenciados permitindo armazenamento em nuvem e gerenciando todos os dados salvos nos equipamentos.

Em 2019 adequamos todas as práticas e normas exigidas pelas entidades internacionais no cumprimento a lei nacional classificada como “Lei geral de proteção de dados” LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018.

CEP Transportes

Políticas ambientais

Olhamos com cautela para as questões ambientais, desta forma aplicamos boas práticas e as seguintes ações como compromisso com o meio ambiente:

– Processo de reciclagem;

– Ações que inibem o uso de impressões e desperdício de papel;

– Ação “Adote uma caneca”. O objetivo é não usar copo descartável;

– Ambiente arejado, visando a redução de energia;

– Política de redução da emissão de poluentes pelos veículos;

– Lâmpadas de LED;

– Equipamentos de menor consumo de energia;

– Redução de utilização de papel.

A CEP Transportes preocupa-se com os aspectos e impactos que por ventura possa causar ao meio ambiente e por esse motivo compromete-se, junto com a toda a sua equipe de colaboradores, a colocar em prática essa política ambiental afim de que, dentro de suas atividades, seja promovido um ambiente inovador, socialmente justo e de respeito ao meio ambiente.

CEP Transportes

Política sobre Uso de Álcool e Drogas dos Motoristas

Temos como objetivo estabelecer diretrizes gerais para assegurar um ambiente de trabalho livre de álcool e drogas nas áreas de atuação da CEP Transportes. Orientar e engajar os funcionários em geral e principalmente motoristas quanto à prevenção do uso abusivo e indevido de álcool e drogas, reconhecendo que o uso destas substancias interfere no estado de atenção e habilidade, podendo alterar o comportamento das pessoas, ocasionando atos inseguros e risco à vida.

TERMOS E DEFINIÇÕES
– Substâncias psicotrópicas: são substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Essas substâncias são classificadas de acordo com os efeitos produzidos:

– Substâncias depressoras: diminuem a atividade do sistema nervoso. Por exemplo, álcool, diluentes, morfina, heroína, inalantes em geral e outros.

– Substâncias perturbadoras: têm por característica principal a modificação da percepção em maior ou menor grau. Por exemplo, algumas espécies de cogumelos, maconha, ecstasy e outros.

Substâncias estimulantes: produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a
fadiga e aumentam a percepção, ficando os demais sentidos ativados. Por exemplo, cocaína, crack, anfetaminas e outros.

– Uso abusivo: é o uso de uma substância de forma excessiva, que pode aumentar o risco de consequências físicas e/ou psicológicas.

– Dependência: a dependência (seja física, química ou psíquica) é a relação entre um organismo vivo e a substância psicotrópica. É caracterizada pela compulsão por ingerir droga, de forma contínua e por crises de abstinência, que se manifestam quando o organismo sente falta da droga.

– Alcoolismo: é a dependência do álcool, que acarreta perturbações mentais evidentes,
manifestações na saúde física e mental, interferência nas relações individuais necessitando de tratamento clínico especializado.

VISÃO GERAL
A CEP Transportes está comprometida em promover um local de trabalho seguro, saudável e produtivo para todos os colaboradores. Desta forma, entende-se que o uso de álcool, drogas ou outras substâncias ilícitas prejudicará suas habilidades para um desempenho correto e terá sérios efeitos adversos na segurança, eficiência e produtividade.

Portanto, todos os seus colaboradores deverão elaborar, aplicar, fiscalizar e fazer cumprir suas respectivas Políticas sobre Uso de Álcool e Drogas.
A CEP Transportes se baseia nos Princípios de Segurança – Zero Acidentes, dentre os quais: Tolerância Zero ao Uso de álcool e drogas.

O USO DE ALCOOL E DROGAS
O uso, posse, distribuição ou venda de drogas ilícitas ou controladas e bebidas alcóolicas nas
dependências da CEP Transportes é severamente proibido. Adentrar as dependências da empresa/ou se apresentar ao desempenho de suas funções sob o efeito do uso de drogas lícitas (exceto medicamentos) ou ilícitas, também é proibido.

CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTOS
CEP Transportes reconhecem a importância da educação e sensibilização dos fornecedores
quanto ao uso de álcool e drogas. Por isso, será oferecido para os motoristas e colaboradores em geral:

– Treinamento sobre a Política sobre Uso de Álcool e Drogas

– Treinamento para conscientização com informações sobre efeitos prejudiciais ao
uso de álcool e drogas, com indicações de tratamentos para reabilitação da dependência.

TESTES
A CEP Transportes poderá solicitar que os funcionários submetam-se a avaliação médica ou testes de álcool ou drogas a ser executado. Os testes poderão ser aleatórios, anunciados ou não e de imediato em casos de acidentes

DIRETRIZES
É expressamente proibido que os funcionários permaneçam no local de trabalho, quando estiverem sob efeito de drogas e demais psicotrópicos sem autorização médica.

– É terminantemente proibido o consumo, posse, fabricação, fornecimento, transporte,
promoção ou venda de drogas ilícitas, acessórios para uso de drogas ou, de outra forma,
o uso de psicotrópicos considerados terapêuticos sem receita médica, por qualquer pessoa
que esteja em atividade ou em suas instalações.

– É vedada a ingestão de bebidas alcoólicas por qualquer empregado de empresa prestadora
de serviço nas dependências da empresa ou fora dela, merecendo especial atenção aqueles que executam suas atividades classificadas de risco como no caso dos motoristas executivos

– A Política sobre Uso de Álcool e Drogas para as empresas prestadoras de serviços deverá
fazer parte do contrato da CEP Transportes e fornecedor, para garantir o cumprimento desta, a qual deverá ser apresentada na mobilização.

– A adesão da empresa prestadora de serviço implicará na obrigação de atender aos
procedimentos estabelecidos pela CEP Transportes e a ciência que empregados das empresas
prestadoras de serviços poderão ser submetidos à verificação (testes) do uso do álcool e
outros psicotrópicos.

–  A empresa prestadora de serviço poderá sofrer auditorias sobre a Política de Álcool e
Drogas, na qual poderá ser solicitado comprovante de testagens, treinamento da política, certificação do INMETRO e calibragem do etilômetro (bafômetro)

SANÇÕES
Em caso de violação do que está previsto nesta política, ações serão tomadas. No caso de acidentes em geral e principalmente no caso de acidentes dos motoristas e, neste se apresentar um resultado positivo de teste ou a recusa em se submeter a um teste de álcool ou droga é razão para uma ação disciplinar, incluindo, a depender da situação concreta, a rescisão do contrato com o colaborador ou com a empresa prestadora de serviço. Esta política não requer e não deve resultar em nenhum regulamento especial, privilégios ou exceções dos requisitos normais de desempenho no trabalho.

A não aderência ao termo de consentimento e Política de Álcool será fator de desligamento de imediato.

CEP Transportes

POLÍTICA DO USO DE CINTO DE SEGURANÇA

A CEP Transportes, entende que em seu negócio de prestação de serviços de transportes, para ser sustentável necessita de forte embasamento na Política do Uso de Cinto de Segurança.
Desta forma, NOSSO COMPROMISSO em aplicar treinamentos e orientações em geral e esclarece sobre A lei nº 9.503 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro) para Uso de Cinto de Segurança.

– Acreditamos na eficiência do cinto de segurança e por isso estabelece que o mesmo deve ser utilizado por todos os seus motoristas e seus passageiros sempre que o veículo estiver em movimento, independentemente da distância a ser percorrida. O uso de cinto é um hábito que salva vidas e será cobrado e monitorado dentro das cidades e em rodovias.

– Para garantir sua eficiência é necessário que o cinto esteja em perfeitas condições, isto é: bem-posicionado, sem desgastes ou defeitos. (Inspecione diariamente seu cinto durante o check list diário antes de iniciar a jornada de trabalho, bem como no check list mensal), qualquer não conformidade encontrada informe imediatamente ao seu supervisor de frota que deve resolver prontamente o problema.

ORIENTAÇÕES SOBRE O USO

– Ao entrar no veículo, feche a porta e coloque seu cinto de segurança. Orientando aos passageiros que assim o faça. Deverá sair com o veículo somente após todos estarem com seus respectivos cintos fixados e travados.
Obs: Caso algum passageiro não queira usar o cinto, oriente-o sobre o procedimento e diga que a empresa ao qual contratou ele não permite que ele se movimente sem cinto.
No caso de haver algum tipo de discussão, peça licença para ligar ao plantão 24 horas da CEP Transportes (011 5904-1420) e nos reporte a situação local. Aguarde orientações para seguir viagem.

MULTAS APLICADAS POR NÃO UTILIZAÇÃO DE CINTO DE SEGURANÇA

Em caso multa por violação do que está previsto na resolução do CONTRAN sobre utilização de cinto de segurança do motorista ou passageiro banco frontal ou traseiro, o motorista receberá internamente 2 (duas) notificações.

ACIDENTES
No caso de acidentes em geral e principalmente no caso de acidentes dos motoristas e, neste for identificado que o motorista e seus passageiros não estavam usando cinto, o motorista sofrerá as penalidades previstas em Lei. Bem como o desligamento automático da empresa. Além de assumir todas as responsabilidades por ser o condutor responsável dos veículos e assumir o risco da imprudência.

RESPONSABILIDADES ASSUMIDA E SUAS PENALIDADES
No caso de 1ª multa. O departamento pessoal notificará o motorista por escrito sobre o fato, anexando a cópia da multa por infração de trânsito grave, além de colocar em risco todos os envolvidos e o comprometimento de nossas atividades operacionais.

No caso de 2ª multa. O departamento pessoal notificará o motorista e fará seu desligamento imediatamente pelo não cumprimento da lei nº 9.503 e das políticas internas da empresa.

No caso de haver apelação junto ao órgão emissor da multa, o motorista poderá recorrer e será respeitado. Porém faremos um afastamento de 30 dias para apurar o resultado. Após esse período caso tenha sido multado indevidamente será realocado as funções.

CEP Transportes

POLITICA DE USO DE CELULAR AO VOLANTE

A CEP Transportes, entende que em seu negócio de prestação de serviços de transportes, para ser sustentável necessita de forte embasamento na Política de utilização de celular na condução de veículo automotor.
Desta forma, NOSSO COMPROMISSO adota orientações e esclarece sobre A lei nº 9.503 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro) artigo 169 do CTB, sobre a utilização de celular na condução de veículo automotor.

PROIBIÇÕES
A lei proíbe que o motorista utilize fones conectados a aparelhos sonoros ou telefone celular. Essas duas possíveis interpretações são consideradas infrações médias com multa previstas, além de quatro pontos na CNH. Além disso, o condutor pode ser enquadrado no artigo 169 do CTB.

PERMISSÕES
Não há exceção a esta proibição.
– Sabemos que muitas vezes os solicitantes de serviços ou os responsáveis pelo monitoramento ligam para saber o status da viagem. Se puder e for viável, encoste o veículo e atenda à chamada ou responda a mensagem. No caso da impossibilidade de parar, não atenda e siga a viagem. Retorne a chamada quando parar o veículo.
Notifique o plantão 24 horas da CEP Transportes (011 5904-1420) que não pode atender pois estava dirigindo.

INFORMAÇÕES GERAIS
Faça uma última chamada ou consulte seus aplicativos antes de iniciar sua direção. Assim, poderá fazer a viagem mais tranquila sem a necessidade de mexer no celular e expor-se a um acidente.
Esteja concentrado em sua direção, isso salva vidas !

ACIDENTES
No caso de acidente de trânsito onde fora constatado que o motorista estava ao celular, com ou sem passageiro, o motorista sofrerá as penalidades previstas em Lei. Bem como o desligamento automático da empresa. Além de assumir todas as responsabilidades por ser o condutor responsável dos veículos e assumir o risco da imprudência.

RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS E SUAS PENALIDADES
No caso de 1ª multa. O departamento pessoal notificará o motorista por escrito sobre o fato anexando a cópia da multa por infração de trânsito, além de colocar em risco todos os envolvidos e o comprometimento de nossas atividades operacionais.

No caso de 2ª multa. O departamento pessoal notificará o motorista e fará seu desligamento imediatamente pelo não cumprimento da lei nº 9.503 e das políticas internas da empresa.

No caso de haver apelação junto ao órgão emissor da multa, o motorista poderá recorrer e será respeitado. Porém faremos um afastamento de 30 dias para apurar o resultado. Após esse período caso tenha sido multado indevidamente será realocado as funções.

CEP Transportes